Vesícula Biliar: Problemas mais comuns
A Vesícula Biliar é um pequeno órgão situado no lado direito do abdome. Sua função é armazenar a Bile, substância amarelo esverdeado, produzida pelo fígado.
Por ser apenas um local de armazenagem e não um órgão de funções vitais, normalmente, ninguém lembra dela até que comece a doer. Sim, a Vesícula Biliar pode provocar dores intensas quando sua função estiver prejudicada.
Como saber se minha Vesícula Biliar está saudável?
O exame mais comum para avaliar a condição da Vesícula Biliar é a Ultrassonografia de Vias Biliares. Entretanto, há também a possibilidade de fazer a Ressonância Magnética.
Estes exames podem identificar Colecistite, que é a inflamação da Vesícula e/ou a Colelitíase, que é a presença de Pedras na Vesícula.
O que é Pedra na Vesícula?
A presença de cristais, também chamados cálculos ou pedras, no interior da vesícula pode provocar dor quando provocam a inflamação da vesícula ou quando estes se deslocam.
Ao se deslocarem, pode ocorrer das pedras interromperem o ducto biliar, colédoco ou ducto cístico.
Em outra situação de deslocamento das pedras, pode ocorrer a inflamação das vias biliares, quando a pedra se desloca para o intestino delgado.
O deslocamento das pedras também pode provocar inflamação no Pâncreas, que pode levar a quadros mais graves.
Essas cólicas provocadas pela pedra na vesícula podem ainda ser acompanhadas de febre, amarelamento da pele e da parte branca dos olhos, fezes mais claras, abdome inchado, além de náuseas e vômitos, especialmente após as refeições.
Em geral, a presença da pedra na vesícula é mais comum em:
-
Mulheres;
-
Pessoas com histórico familiar relacionado;
-
Pessoas acima de 60 anos,
-
Obesos;
-
Diabéticos;
-
Gestantes;
-
Pessoas que perderam peso rapidamente.
Esse último grupo indica que a formação de pedras na vesícula é favorecida quando há aumento na mobilização de gordura no organismo.
Existe tratamento para Pedra na Vesícula?
Existem dois possíveis tratamentos para a Pedra na Vesícula:
Medicamentoso
O tratamento medicamentoso é pouco indicado, pois pode levar até dois anos para a diluição da pedra na Vesícula. Outro aspecto a ser considerado é que esse tratamento não é definitivo. Além de haver a possibilidade do deslocamento da pedra, gerando outros problemas, a Vesícula tende a produzir novos cristais, levando a um novo quadro sintomático.
Cirúrgico
Na maioria dos casos a cirurgia é indicada, não apenas para a remoção da pedra, mas para a remoção do órgão. Essa cirurgia é minimamente invasiva, podendo ser realizada por videolaparoscopia.
Como manter a saúde da Vesícula?
Hábitos de saúde como uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas sempre colaboram com a prevenção de doenças.
No entanto, vale destacar que os fatores hereditários e ambientais também influenciam o funcionamento da Vesícula Biliar.
Na Vitta.Imagem você encontra todos os exames por imagem necessários para você manter a sua saúde em dia!
VITA.IMAGEM
Unidade HMCC
Av. Gramado, 580 – Vila A
Foz do Iguaçu – PR
Unidade Hospital Unimed
Rua Martins Pena, 297 – Jd. Festugato
Foz do Iguaçu – PR
Unidade Centro
Trav. Vice-Cônsul Eduardo Ramón Bianchi, 46 – Centro
Foz do Iguaçu – PR
Central de atendimento:
WhatsApp: (45) 9 9984-0035
Telefone: (45) 3576-8500
Instagram: @vita.imagem
Facebook: @Vita.ImagemFoz