O Raios-X é um dos exames de imagem mais utilizados e mais comuns em todo o mundo, seja em clínicas ou hospitais.
Para gerar as imagens, um feixe de raios-X é disparado e captado como numa fotografia. Nos tecidos moles, por serem menos densos, ele atravessa mais rápido, marcando o local escuro.
Já os ossos e tecidos mais densos, dificultam a passagem e geram imagens mais claras. A diferença básica do raios-X tradicional e o digital é a mesma das fotografias. No convencional ainda é necessário um filme que precisa ser revelado para gerar a imagem, enquanto no raios-X digital a imagem é fica disponível no computador.
Existem muitas vantagens do raios-X digital em relação ao convencional. No digital é possível ter uma maior nitidez e contraste, fundamentais para diferenciar as densidades dos tecidos (músculos, órgãos e ossos).
As imagens digitais podem ainda ser manipuladas para destacar alguma parte e até remover uma estrutura para identificar melhor alguma lesão.
A exposição à radiação é menos severa do que a radiografia convencional, deixando o exame mais seguro para o paciente e o técnico. Por último, mas não menos importante, as imagens podem chegar ao radiologista de forma mais rápida, pois ficam disponíveis imediatamente.
Instruções e Cuidados
Orientações:
RX de abdome simples, Rx de abdome agudo, RX de coluna lombo- sacra, RX de coluna dorso lombar, Rx de Coluna Total.
Preparos:
- Às 16:00 horas: tomar 2 comprimidos de Dulcolax
- Às 20:00 horas: tomar 1 comprimido de Dulcolax.
- Fazer refeição leve a noite evitando carne, leite e derivados.
- Comparecer em jejum de 12 horas.
- Caso o paciente seja criança até 12anos, somente jejum de 12 horas.
- Demais exames de RX não tem preparo e são realizados por ordem de chegada.